Adesão de Atalaia ao Programa Mais Alfabetização beneficiará 1105 alunos da rede municipal

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 07/07/2018 08:00  Cidade


Foi com o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática do estudante de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que a Prefeitura Municipal de Atalaia aderiu ao Programa Mais Alfabetização – PMALFA, criado pela Portaria do MEC nº 142, de 22 de fevereiro de 2018.

O PMALFA consiste em ter um(a) assistente de alfabetização nas salas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que sob a orientação e supervisão do professor alfabetizador e conforme orientações da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Gestão Escolar, realizará atividades para garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes regularmente matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O lançamento oficial do programa no município foi realizado na manhã desta última quinta-feira (05), durante o encerramento da I Jornada Pedagógica de 2018 e contou com as presenças do prefeito Chico Vigário, do secretário de Educação Wilamo Omena, da gerente regional da 4ª Gere Sandreane Paulino, da coordenadora estadual do PNAIC Sandra Maria, da coordenadora municipal do PMALFA Cícera Dasdores, assistentes de alfabetização e demais funcionários da Semed.

Em Atalaia, durante todo o segundo semestre de 2018, o Programa irá atender 17 escolas da rede municipal, contando com uma equipe formada por 51 professores alfabetizadores, 13 assistentes de alfabetização, 21 coordenadores pedagógicos, 19 gestores escolares e beneficiando 1105 alunos, distribuídos em 51 turmas.

A coordenadora local destacou a importância do Programa e o empenho da gestão em cumprir com todos os tramites para a adesão do município, incluindo o processo de seleção dos assistentes alfabetizadores. “Os 13 assistentes de alfabetização do município de Atalaia foram selecionados meramente por competência, através de avaliações eletrônicas e avaliações presenciais. Esses profissionais não só vão auxiliar os professores, eles vão efetivar a alfabetização nessas turmas. O PMALFA é uma obrigação, é um compromisso de todos nós”, comenta Cícera Dasdores.

Em seu pronunciamento, o prefeito Chico Vigário destacou e agradeceu o empenho na implantação desse programa em Atalaia. “Com pouco ou muito, temos tentado fazer e tenho a certeza que conseguiremos alcançar grande objetivos na Educação de Atalaia”.

Para o secretário Wilamo Júnior, a idéia com a adesão do PMALFA e outros programas é somar ainda mais qualidade à Educação da rede municipal. “A idéia é melhorar a Educação e não podemos perder a oportunidade, principalmente quando ela é subsidiada pelo Governo, de melhorar a Educação. A idéia é fazer com que a criança quando chegue nas séries iniciais, já chegue com a noção de leitura, ou até mesmo lendo e isso não é impossível. Para isso precisamos de políticas públicas, de um trabalho pedagógico, mas precisamos também acreditar”, concluiu o secretário.

 

Notícias Relacionadas