Terça, 16 de Julho de 2024
21°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

História Biografia

Barão Felix de Vandesmet

Fundador da Usina Brasileiro

10/08/2018 às 21h19 Atualizada em 27/06/2024 às 22h03
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Barão de Vandesmet
Barão de Vandesmet

Ele nasceu na França e chegou ao Brasil para inovar. Escolheu as terras férteis de Atalaia para implantar a primeira usina de açucar de Alagoas: A Brasileiro, em 1891. É o Barão de Vandesmet, nascido Felix Eugene, filho de um industrial francês, que era proprietário de uma fábrica de fiação e lã.

Antes de chegar ao Brasil, Vandesmet instalou-se em Guadalupe, nas Antilhas. Lá, ele e um amigo fundaram uma usina de açucar, colocando em prática sua experiência adquirida na escola de Artes de paris. Daí para frente o caminho foi um só: para frente e com sucesso em todos os empreendimentos que realizava. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, procurou o Imperador Dom Pedro II, em sua residência de verão em Petrópolis. Mas nada conseguiu. decepcionado, rumou para a Bahia, onde começou sua vida de trabalho no novo país, gerenciando uma usina de açúcar. Desentendeu-se com um sócio, e, para a felicidade de Alagoas, aportou por aqui; primeiro no Pilar, na época o mais importante empório comercial do interior. Comprou terras e foi aumentando seu patrimônio. Queria construir um ramal ferroviário de Satuba até aquela cidade.

Chegou a Atalaia, e construiu a que sempre foi a mais moderna usina de açúcar de Alagoas. Todos os equipamentos foram importados da Europa, onde existia a mais avançada tecnologia do ramo açucareiro. os navios demoravam muito para fazer a travessia do Atlântico e, ao chegar ao porto de Maceió, seguia pela estrada de ferro até Atalaia, de onde seguia para as obras da usina no antigo Engenho Olhos D'Água.

Continua após a publicidade

 

A moagem foi iniciada em 1891, com os campos repletos de cana da melhor qualidade. Não esmoreceu ao assistir à quebra de uma moenda e a falta de dinheiro para adquirir outra, que viria da França. Encontrou uma amigo no Pilar, Venceslau Batista, que emprestou o dinheiro, e a compra da máquina foi efetuada.

O espírito empreendedor do Barão de Vandesmet fez com que a estrada de ferro fosse prolongada de Atalaia até a Usina Brasileiro, construindo, ainda uma ponte sobre o Rio Paraíba. Comprou duas locomotivas e as batizou de França e Brasil.

A Usina Brasileiro passou a se constituir num modelo. Na área de saúde, o Barão de Vandesmet instalou uma farmácia, importando medicamentos da França. Médicos de renome naquela época passaram por lá. O avanço da época ficou por conta da aposentadoria dos empregados. Reserva-se parte do lucro da usina para garantir o salário integral a todos aqueles que chegavam a idade de se aposentar. Não existia legislação trabalhista no Brasil, mas Vandesmet implantou a sua própria. Era elogiado em todo o Brasil. Até o então Presidente Afonso Pena fez uma visita à usina e provou da aguardente lá fabricada, que ele próprio rotulou de "Uísque Vandesmet".

Em 16 de agosto de 1929, aos 81 anos, morre o Barão, a quem Alagoas deve muito, por seu trabalho ter estado voltado para a modernização do setor açucareiro e sua ações sociais para os operários. Deixou o exemplo para todos os seus descendentes e o povo alagoano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias