Quarta, 14 de Agosto de 2024
25°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Joaquim Fortunato Bittencourt Filho

Quando Presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura de Atalaia em diversas oportunidades entre os 1936 a 1937.

15/08/2018 às 09h57 Atualizada em 25/11/2020 às 11h24
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Joaquim Fortunato Bittencourt Filho
Joaquim Fortunato Bittencourt Filho

Natural de Atalaia, Joaquim Fortunato Bittencourt Filho nasceu 01 de setembro de 1888, filho de Joaquim Fortunato Bittencourt e Maria Guilhermina de Farias Bittencourt. Seu pai foi vereador de nossa cidade, tendo participado da última formação da Câmara Municipal no período Imperial de 1887 a 1889. É neto por parte de mãe do primeiro Intendente (prefeito) da cidade de Atalaia, o Sr. Francisco Guilherme de Farias Bittencourt. 

Seu Juca, como era conhecido, era um senhor de engenho que transportava açúcar para a Cooperativa de Maceió. Com o fim dos engenhos passou a plantar cana e tornou-se assim, agricultor. Foi proprietário da Fazenda Cajazeira. Residiu também em um casarão na Rua de Cima.

Em 17 de janeiro de 1913, casa-se na cidade de Atalaia com sua prima, a pilarense Maria Tereza de Farias Bittencourt. Desse matrimônio nasce em 1913, Hibernon de Farias Bittencourt. Com um pouco mais de um ano, sua esposa falece em 01 de maio de 1914. 

Continua após a publicidade

Em 25 de fevereiro de 1919, casa-se na cidade de Capela com a capelense Aurea Moreira de Almeida, com quem teve uma filha: Maria Nazareth Moreira Bittencourt. 

Filho de uma das mais tradicionais famílias de Atalaia, foi político de destaque. Ocupou o cargo de vereador, tendo inclusive exercido a Presidência da Câmara.

Em novembro de 1935, disputa a primeira eleição pós-revolução de 30, concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal. É eleito vereador e escolhido para presidir o Legislativo. Quando Presidente da Câmara, assumiu a Prefeitura de Atalaia em diversas oportunidades entre os anos de 1936 a 1937, devido as seguidas licenças médicas do então prefeito Aristides Lopes da Rosa Agra.

Em novembro de 1937, quando o advento do golpe do Estado Novo fechou os órgãos legislativos e nomeou interventores para a chefia dos executivos, Joaquim Fortunato Bittencourt foi nomeado prefeito interventor pelo então governador Osman Loureiro de Farias.

Segundo a escritora atalaiense Vandete Pacheco, em trecho do livro Atalaia Último Reduto dos Palmarinos, em 1938, no penúltimo ano do mandato do Prefeito Joaquim Fortunato Bittencourt Filho, "quando a maioria da população já se havia estabelecido na Cidade Baixa, foi à sede do Governo Municipal transferida para esta parte, funcionando inicialmente no prédio onde por muito tempo foi a escola do SESI."

Em umas das últimas gestões do Prefeito José Lopes Duarte, ele prestou uma homenagem a Joaquim Fortunato, seu amigo particular, colocando o nome deste numa escola municipal localizada na Vila José Paulino.

Faleceu em 22 de outubro de 1972, na cidade de Atalaia. Está enterrado no cemitério do bairro José Paulino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias