Após seis meses, o município de Atalaia volta à fase amarela do distanciamento social controlado, para tentar diminuir o avanço da pandemia do novo coronavírus. O anuncio foi feito pelo Governo de Alagoas nesta quinta-feira (4), que resolveu regredir de fase todos os 102 municípios. A medida vale por sete dias, mas pode ser prorrogada.
Todo Estado estava desde setembro de 2020 na fase azul, com regras mais flexíveis.
O governo levou em conta a piora de indicadores da pandemia no estado, como o aumento na taxa de ocupação de leitos e da média de mortes nas últimas semanas. Alagoas ultrapassou nesta semana a marca de 3 mil mortes por Covid-19.
"Nós tomamos uma decisão de não restringir drasticamente, mas vamos seguir observando os indicadores, vamos seguir abrindo leitos, entretanto, é fundamental que as pessoas compreendam que a doença não é individual, a doença é coletiva", destacou Renan Filho, durante a coletiva que aconteceu de forma on-line.
Veja as principais regras na fase amarela
• Fica suspenso todo tipo de evento, privado ou público.
• Fica proibido o funcionamento de boates e casas de festas.
• Bares e restaurantes só estão autorizados a funcionar até as 23h.
• Shoppings vão funcionar das 11h às 21h.
• Lojas de rua vão funcionar das 10h às 19h.
• Lojas do centro de Maceió vão funcionar das 9h às 17h.
• Cirurgias eletivas (não urgentes) ficam suspensas por 15 dias.
• Aulas na rede privada continuam mantidas no modelo híbrido (presencial e on-line). Originalmente, a retomada das aulas só seria permitida na fase verde, mas foi autorizada já na fase azul.
O Governador Renan Filho não descartou a possibilidade de retroceder mais uma fase caso não haja melhora nos indicadores da pandemia.
"Se o distanciamento social, o uso da máscara, as medidas de higiene pessoal não forem intensificadas, associadas às medidas que nós tomamos hoje, nós veremos a nossa taxa de ocupação hospitalar crescer. E quando cresce, quando a gente não tiver mais UTIs para atender as pessoas, significa que mais gente morre", afirmou Renan Filho.
Foto: Governo de Alagoas.
Ver essa foto no Instagram