Há algum tempo um terreno baldio localizado no Distrito Porangaba voltou a ser utilizado por populares para o descarte irregular do lixo produzido na região. Além de agredir o meio ambiente, esse despejo irregular oferecia riscos à saúde pública e interferia na paisagem de forma negativa.
Morador da região, o vereador Marivaldo Souza (PPS), que está em seu segundo mandato, entendendo o risco à saúde desses moradores e a deficiência momentânea do Poder Público em resolver essa situação, resolveu agir e com recursos próprios, contratou uma máquina retroescavadeira e uma caçamba para a retirada dessa imensa quantidade de lixo. Uma equipe a serviço do vereador esteve mobilizada para realizar a completa limpeza do terreno.
“Há dois meses fiz uma Indicação para que a Secretaria de Infraestrutura fizesse a retirada dessa grande quantidade de lixo. E, como sempre não fui atendido. A única resposta que recebi foi que a máquina tinha furado o pneu. Mesmo assim, loquei uma máquina e uma caçamba e retirei o lixo”, comentou o vereador em seu discurso na última sessão da Câmara, realizada no dia 14 de agosto.
Apesar de reconhecer o erro da população no descarte irregular do lixo, o vereador Marivaldo lembra que é responsabilidade do Poder Municipal a limpeza da cidade. “Faço um apelo a atual gestão, para atender não ao vereador, mas sim aquele povo da Porangaba, intensificando a limpeza urbana no Distrito, com o aumento da quantidade de dias de recolhimento do lixo, para que a população não fique com o seu lixo apodrecendo em suas residências. Assim, tenho certeza que esse problema não irá voltar a acontecer”, enfatizou o vereador, comentando ainda que a colocação de container e tonéis para lixo seriam grandes paliativos.
Todo o lixo removido foi destinado para o seu descarte de forma correta.