Um milhão de mudas plantadas em Alagoas nos próximos quatro anos. Esse foi o planejamento apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (02), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), durante uma reunião com secretários de Meio Ambiente, bem como com os presidentes dos Comitês de Bacia.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a Semarh irá lançar no próximo dia 06 de junho, um plano para o reflorestamento das matas ciliares, onde cada órgão terá de desempenhar a sua atribuição. “A Semarh vai distribuir as mudas e os municípios terão a incumbência de realizar o plantio. Já os comitês de bacia terão a responsabilidade de monitorar e acompanhar todo este trabalho”, declarou o secretário.
O município de Atalaia foi representando neste evento por seu secretário de Defesa Civil, Massilon Mendes, que foi eleito a nível estadual como conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Complexo Estuarino Lagunar Maundaú-Manguaba (CBH CELMM).
“Atualmente respondo por essa área no município, de forma interina e estou realizando esse acompanhamento. Pude entrar em contato com a equipe responsável pela revitalização das nascentes e se mostraram muito receptíveis. É um projeto que não trará custos para o município, pois as mudas são doadas pelo Estado. Teremos apenas que elaborar um plano para o plantio e podemos muito bem trabalhar em parcerias com as escolas. E, dá a manutenção desse reflorestamento”, comenta Massilon Mendes, destacando os grandes benefícios que esse reflorestamento trará para Atalaia e região.
Reflorestamento e a revitalização das bacias hidrográficas do Estado de Alagoas também faz parte do fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, reativados pelo Governo de Alagoas.
O Ministério Público Estadual atuará na fiscalização das políticas protetivas ao meio ambiente que serão desenvolvidas em cada município.