Sexta, 19 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Câmara Municipal Agosto Lilás

Tramita na Câmara de Atalaia, Projeto de Lei que visa ajudar mulheres em situação de violência doméstica e familar

Apresentado na sessão ordinária desta terça (03), o Projeto de Lei 005/2021, de autoria da vereadora Janaína do Cal (MDB), segue para as comissões.

03/08/2021 às 18h41 Atualizada em 09/08/2021 às 06h41
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Vereadoras Lays Melo e Janaína do Cal.
Vereadoras Lays Melo e Janaína do Cal.

Já está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei 005/2021, de autoria da vereadora Janaína do Cal (MDB), que visa colaborar para o enfrentamento da violência doméstica e familiar. A proposta ganhou particular apoio da vereadora Lays Melo (PSC), que junto com a autora do referido projeto, são as mulheres que compõe a atual Legislatura em Atalaia. 

A proposta visa instituir no município de Atalaia o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, medida de combate à violência doméstica, conforme a Lei Maria da Penha.

O Código “Sinal Vermelho” constitui forma de pedido de socorro e ajuda pelo qual a vítima pode dizer “sinal vermelho” ou sinalizar para efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca no centro, na forma de um x, feita com caneta, batom ou outro material acessível.

Continua após a publicidade

Alagoas já possuí uma Lei Estadual, de autoria da deputada Fátima Canuto, que institui no Estado de Alagoas o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho.

“Agradeço a deputada Fátima Canuto, autora do Projeto no Estado, por todo o apoio. E dizer a você mulher, “NÃO SE CALE”! Basta expor uma marca na forma de X no centro de sua mão, para a clara comunicação do pedido. E você que se deparar com esse pedido de socorro, denuncie, ligue para 190 (Polícia), 180 (Centro de Atendimento à Mulher) ou utilize o APP Fique Bem”, destaca a vereadora Janaína do Cal.

O Projeto de Lei também determina que o Poder Executivo deve promover ações necessárias a fim de viabilizar protocolos de assistência e segurança às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a serem aplicados a partir do momento em que tenha sido efetuado o pedido de socorro.  

Apresentado na sessão ordinária desta terça-feira, 3 de agosto, a proposta segue para as comissões competentes.

A vereadora Janaína do Cal também é autora da Lei Maria da Penha vai à Escola e neste mês de agosto promoverá várias ações junto as escolas da rede municipal e estadual em Atalaia. 

CLIQUE AQUI e confira na íntegra o Projeto de Lei 005/2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias