Quarta, 14 de Agosto de 2024
25°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Dona Vandete Pacheco Cavalcante

Com o seu livro Atalaia, Último Reduto dos Palmarinos” que fez renascer opassado da bi-centenária cidade Atalaia pouco conhecida pelosseus próprios filhos.

31/08/2018 às 18h32 Atualizada em 27/06/2024 às 22h10
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Escritora e Historiadora atalaiense.
Escritora e Historiadora atalaiense.

Na cidade de Atalaia – Alagoas nasceu Vandete Pacheco Cavalcante aos 16 de junho de 1935. Iniciou seus estudos primários em escolas particulares, concluindo a 4ª série na sua cidade natal, no Grupo Escolar Floriano Peixoto.

Em seguida ingressou a jovem atalaiense no Asilo Nª Srª do BomConselho, onde cursou o Normal Rural. Outros cursos, todos de caráter pedagógico, foram concluídos por Vandete graças à sua dedicação e ao interesse de adquirir novos conhecimentos e novas técnicas pedagógicas para melhor ajustá-los ao ensino vigente.

Foi portadora dos cursos: Pedagógico, no Colégio Santa Cruz (Maceió), Supervisão Escolar pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – Maceió), Suficiência de Geografia e História (em Salvador), Licenciatura de Curta Duração, em Supervisão Escolar, na UFAL e logo após Licenciatura Plena do mesmo curso pelo CESMAC.

Continua após a publicidade

 

A estes acrescenta-se ainda vários cursos adicionais e deaperfeiçoamento: Iniciação Musical, Introdução à Arte, Catequese e Reciclagens e Seminários de Caráter Pedagógico. Foi membro da Academia de Letras Municipais do Brasil e Sócia Correspondente do Instituto Histórico de Alagoas.

Com decidida vocação para carreira que abraçou ensinou em várioscolégios religiosos, enquanto candidata à Congregação dasReligiosas do Santíssimo Sacramento. Neste período lecionou nos colégios: SS. Sacramento em Maceió, Nª Srª de Lourdes em Aracaju, Asilo Filhas de Ana em Cachoeira da Bahia, Escola São José, anexa ao Colégio SS Sacramento, de Salvador, Bahia.

Após desistência da vida religiosa, por motivo de doença colaborou com entusiasmo nas iniciativas e realizações em prol da educaçãodo povo atalaiense, trabalhando como professora, no Educandário Dom Ranulfo, Colégio Nª Srª das Brotas, Escola Isolada de Brancade Atalaia, supervisora do G.E. Floriano Peixoto, Fundadora eDiretora da Escola Paulo VI.

Entre as suas mais importantes realizações comunitárias destacam-se: Fundadora do Apostolado Leigo Voluntário – ALVO, da Escola Paulo VI, da Escola de datilografia PIO XII, do NúcleoAtalaiense de Cultura e Arte – NACA , do Grupo Teatral Amador deAtalaia – GRUTA e do Jornal Folha Atalaiense. Por 10 anos apresentou o Festival de Música que muito contribuiupara descobrir talentos.

No cenário literário de nossa terra, alcançou posição de relevo colocando bem no alto o nome de Atalaia com a publicação do livro histórico-didático “Atalaia, Último Reduto dos Palmarinos” que fez renascer opassado da bi-centenária cidade Atalaia pouco conhecida pelos seus próprios filhos.

Escreveu também:

Criança Faz Cada Uma! (livro infantil)
Um Grito Dentro da Noite (peça teatral)
Baronesa de Matacães (teatro adaptação)
O Aniversário (teatro infantil)
O Ferreiro e o Diabo (teatro adaptação)
O Cavaquinho Mágico (teatro adaptação)
Alegria de Rato Dura Pouco (teatro infantil)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias