Quinta, 21 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Atalaia, AL

História Homenagem

Dra. Jesi Pereira Cardoso

Uma das primeiras mulheres atalaienses a se formar em Medicina.

31/08/2018 às 19h15 Atualizada em 20/10/2024 às 23h10
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Dra. Jesi Pereira Cardoso
Dra. Jesi Pereira Cardoso

Nascida em Atalaia em 16 de outubro de 1935, filha dos evangélicos batistas José Pereira da Silva (Zé Pereira) e Antônia Cardoso Pereira (D. Maninha), desde cedo seguiu o exemplo dos pais no serviço à Igreja e ao próximo. Aos 4 anos, já revelava seu espírito apostólico. Inteligente e dotada de uma memória ímpar, decorava com facilidade poesias, cânticos e monólogos, que apresentava na Igreja. Batizou-se por decisão própria aos 10 anos de idade.

Caçula entre três irmãos, desde o batismo vivia o Evangelho de São João, 3:16: servir ao Senhor por intermédio dos seus irmãos. "É assim que sabemos o que é o amor: Cristo deu a vida por nós, e por isso devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos".

Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Floriano Peixoto, em Atalaia, e depois ingressou no internato do Colégio Batista Alagoano, em Maceió, onde também estudou música.

Continua após a publicidade

 

Em uma época em que a profissão de médico, como muitas outras, era predominantemente masculina, Jesi decidiu enfrentar as dificuldades e ingressou na Faculdade de Medicina de Maceió com um único objetivo: servir. A Dra. Jesi Pereira Cardoso foi, ao lado da Dra. Maria Theresa de Medeiros Pacheco, uma das primeiras mulheres atalaienses a se formar em medicina.

Após cursar os primeiros anos de medicina em Maceió, transferiu-se para Salvador, onde concluiu o curso em 1963. Pelo seu destacado desempenho, foi convidada pelo então senador Arnon de Melo para ser líder política de seu partido, convite que recusou para se dedicar integralmente à medicina.

Instalou-se em Salvador, em um bairro proletário, São Caetano, onde via maiores possibilidades de exercer seu ministério.

Foi diretora do Hospital Evangélico, titular da Cadeira de Higiene e Puericultura do Seminário Batista da Bahia, médica do trabalho no Polo Petroquímico de Camaçari, e pertence à SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores), chegando a ocupar a vice-presidência da Regional Bahia.

Casada e mãe de uma única filha, Jesi Pereira Cardoso sempre exerceu a medicina com o mesmo ardor desde o início de sua carreira. Mesmo em idade avançada, continuou a trabalhar com dedicação no estado de São Paulo, tendo como especialidades clínica médica e pediatria.

Poetisa, usou seu talento para evangelizar: "Obrigada, Senhor / porque Tu me criaste / e com Teu infinito amor me amaste [...]".

Texto Jessé de Morais Pereira – Atalaiense, residente da cidade de Maceió, é sobrinho de Jesi Pereira.
Adaptação do texto publicado em 1996, no Jornal Folha Atalaiense, da saudosa escritora Vandete Pacheco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias