Quinta, 18 de Julho de 2024
21°

Tempo nublado

Atalaia, AL

Cidade Rotas Turísticas

Após 42 anos, expedição organizada pelo Projeto Rotas Turísticas de Atalaia volta a entrar na Gruta da Moça

Local fará parte das futuras gravações do documentário “Rotas Turísticas de Atalaia”, idealizado por Dony Paixão.

04/04/2022 às 21h43 Atualizada em 06/04/2022 às 00h39
Por: Phablo Monteiro
Compartilhe:
Expedição histórica retorna até a Gruta da Moça, na Serra Uruba, em Atalaia.
Expedição histórica retorna até a Gruta da Moça, na Serra Uruba, em Atalaia.

Lá se vão 42 longos anos desde que no dia 9 de dezembro de 1979, a escritora e historiadora atalaiense Vandete Pacheco, organizou uma expedição inédita até a Gruta da Moça, na Serra Uruba, para tentar desvendar os mistérios daquela formação rochosa que a escritora acreditava ter servido de esconderijo para escravos fugidos. Aquela expedição foi composta por 17 pessoas, entre elas o então prefeito Miguel Correia e a professora Corine Persiano.

Neste último domingo (3), com o objetivo de localizar a Gruta da Moça e fazer um reconhecimento do terreno para futuras gravações do documentário ROTAS TURÍSTICAS DE ATALAIA, o produtor audiovisual Dony Paixão organizou a segunda expedição até aquele misterioso lugar, que faz parte da crendice popular atalaiense. Foi a primeira expedição a fazer registros no interior da Gruta que está localizada em uma região que atualmente faz parte da Copervales Agroindustrial.

Dony Paixão contou com o apoio técnico do Major Silvio Ferreira do Corpo de Bombeiros de Alagoas e sua equipe, o que com conhecimentos técnicos, permitiu avançar vários metros adentro da Gruta. Também contou com o importante apoio em informações sobre a história do lugar, do professor José Albuquerque.

Continua após a publicidade

Professor José Albuquerque mostra pinturas rupestres na entrada da Gruta.

“A expedição que fizemos nesse último domingo faz parte do projeto Rotas Turísticas de Atalaia. Essa expedição teve o intuito de mapear a trilha que leva a “gruta da moça” e mostrar uma das riquezas naturais e históricas. A Gruta, desconhecida por 90% dos atalaienses, tem grande valor cultural em suas pinturas rupestres. Esse projeto é uma idealização minha mas só foi possível graças a ao Professor José de Almeida que com sabedoria se uniu a esse projeto. Também contamos com o apoio do Major Silvio Ferreira do Corpo de Bombeiro de Alagoas, o bombeiro civil Jerfeson dos Santos, os amigos Igor Medeiros, Caio Monteiro, Douglas Macena, Monica Valéria, Flávio Ferreira, Edilma Furtunato e também o funcionário da Usina Uruba o Sr José Menezes que nos auxiliou como guia conhecedor da região”, destaca Dony.

O produtor também agradeceu o apoio que conseguiu para ter acesso ao local. “Tivemos o apoio do Presidente da Coopervale Dr. Túlio Tenório e do vereador Neto Acioli que ligou pessoalmente para o Dr Túlio falando da importância que esse projeto tem para o município. Na mesma hora tivemos a autorização para a visita”.

Primeira expedição à Gruta da Moça, organizada por Vandete Pacheco em 1979.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias