Trabalho iniciado em outubro de 2006 pelo site Atalaia Pop, visa resgatar através de fotos antigas, um pouco da história de 254 anos de Atalaia.
E você, também tem fotografias antigas da cidade? Compartilhe as imagens com o Atalaia Pop, enviando para o nosso e-mail: atalaiapop@hotmail.com.
Atalaia nasceu em consequência de um imensa e gloriosa luta em busca da liberdade, de uma intensa , terrível e infame batalha para exterminar os que habitaram o Brasil - Menino: os escravos.
Foi exatamente dessa luta e dessa batalha, sob o sangue e as lágrimas derramadas incessantemente, debaixo de chibatadas de feitores algozes que Atalaia viu seu solo crescer, até que os escravos não suportando mais os sofrimentos, organizaram as fugas em massa refugiando-se nos quilombos das matas.
A luta era incansável de ambas as partes até o surgimento do bandeirante Domingos Jorge Velho que auxiliado por Bernardo Vieira e Sebastião Dias combateram até cair o último destemido guerreiro — Zumbi.
Após o último combate, em 1694, os portugueses que acompanhavam Domingos Jorge Velho estabeleceram-se no planalto que Domingos Jorge Velho escolheu como ponto de observação.
Estava iniciada a povoação que recebeu o nome de Arraial dos Palmares, depois mudado para Vila Real de Bragança, em seguida Arraial de N.Sª. das Brotas e finalmente, Atalaia, que significava a condição de vigilante indômito que ficaram as duas facções que se enfrentaram. Para alguns historiadores o nome foi uma homenagem ao Visconde do Condado de Citarem, em Portugal.
Em 01/02/1764 a capitania de Pernambuco firma esta data como a da criação de Vila de Atalaia. Por isso, Atalaia não tem data de emancipação e sim data de criação.
A vila de Atalaia era grande demais, difícil de administrar. Em 13 de Outubro de 1831 Atalaia foi dividida em mais duas vilas: Imperatriz - hoje União dos Palmares e Assembléia - hoje Viçosa. Ambas ainda bastante extensas. Imperatriz ficou com as povoações de Canhoto ( hoje S. José da Laje ), Murici, Branquinha e Santana do Mundaú. Assembléia ficou com Quebrangulo, Chã Preta, Mar Vermelho e Palmeiras dos Índios. Quebrangulo separou-se de Viçosa em 16/05/1872 e formou o município de Paulo Jacinto. Palmeiras dos Índios separou-se de Viçosa em 10 de abril de 1935 e deu origem as municípios de Major Isidoro , Minador do Negrão, Cacimbinhas e Igaci.
Atalaia já perdera Capela, em 16 de Outubro de 1890 e Capela por sua vez perdeu terras para formar o município de Cajueiro.
A 5 de Março de 1891 Atalaia é elevada à categoria de cidade, pelo Emº Sr. Governador Manuel de Araújo Góes.
Texto escrito por Vandete Pacheco e entregue ao site Atalaia Pop em 2006.