Muita resenha e “habilidade” em campo na noite desta última sexta-feira (10), na Arena Santo Amaro, em evento promovido por um grupo de amigos de Atalaia, para tonar popular no município uma nova modalidade que já virou febre no Brasil: o Futebol X1.
Acompanhada por um bom público, entre os presentes, Emanuel Bikinho, um dos organizadores do evento, duas partidas foram disputadas. A primeira entre Guto e Marcelo, vencida por Guto por 4 a 3.
O segundo desafio, o mais esperado da noite, foi um clássico entre os amigos e professores José Albuquerque e Gildenor Leite. Uma disputa acirrada, vencida no detalhe pelo José Albuquerque por 1 a 0.
Essa nova modalidade prioriza o talento e a habilidade individual do atleta, o X1, é um jogo de futebol society com apenas um jogador de linha e um goleiro em cada time.
A partida é dividida em dois tempos de 15 minutos e tem algumas regras básicas para que habilidades como o drible, por exemplo, sejam sempre o foco da partida. O time é formado apenas por um jogador de linha e um goleiro e o defensor não pode sair da área, e o atleta não pode tabelar com o goleiro.
Apesar de ser uma modalidade que exige muito do físico, pois o atleta precisa atacar e marcar com a mesma intensidade, não tem idade para jogar. Basta ter qualidade, foco e a preparação correta.