Faltando menos de uma semana para as eleições, o candidato a Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), cresce sua intenção de votos e agora abre 10 pontos de vantagem para o candidato do PT, Fernando Haddad, indicado do ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde o começo de Abril, por crime de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a pesquisa Ibope, em parceria com o Estado e a TV Globo, divulgada na noite desta segunda-feira (01), Bolsonaro agora tem 31% das intenções de votos, contra 21% do candidato petista.
Ciro Gomes (PDT) segue na terceira posição, com 11%. Geraldo Alckmin, do PSDB manteve os 8% da pesquisa anterior. Marina Silva (Rede) caiu novamente, tendo agora apenas 4% das intenções de voto. Já João Amôedo (Novo) tem 3%, e está tecnicamente empatado com Marina.
Levando em conta apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os brancos e nulos, como é a regra da contagem de votos observada pela Legislação Eleitoral Brasileira para considerar um candidato eleito, a vantagem do candidato do PSL é ainda maior, liderando a pesquisa com 38% contra 25% do segundo colocado.
Rejeição de Haddad cresce 11 pontos
Em apenas cinco dias, a rejeição ao candidato do PT deu um grande salto e cresceu 11 pontos, passando de 27% a 38%, segundo a pesquisa Ibope (01/10). A rejeição de Bolsonaro permanece em 44%. Marina Silva tem 25% e Geraldo Alckmin, 19%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores, em 208 municípios, entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, e o nível de confiança, de 95%. Isso quer dizer que há probabilidade de 95% de os atuais resultados retratarem o atual quadro eleitoral, considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR–08650/2018.