Durante a sessão ordinária desta última terça-feira, 20, as vereadoras Lays Melo (PSC) e Janaína do Cal (MDB), apresentaram o Projeto de Lei Ordinária (11/2023) que declara de utilidade pública municipal o Projeto Comunidade Terapêutica e Acolhedora Fazenda FloresSer.
O projeto é parte da Associação Espírita Nosso Lar, uma organização social e religiosa, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o acolhimento provisório de indivíduos do sexo masculino em situação de dependência química e vulnerabilidade social no Estado de Alagoas.
Em Atalaia o projeto será implantado na zona rural, em um terreno com uma área de 8,6 hectares no Distrito Branca. O terreno foi concedido ao Nosso Lar em forma de doação, já estando desmembrado e em processo de transferência para a Associação, quando será registrado como Fazenda FloresSer. Obras estruturais já foram iniciadas.
Tem como principais parceiros o Tribunal de Justiça de Alagoas, através da Comarca de Atalaia, o CESMAC, a SEPREV, o Estado de Alagoas e o Ministério Público através da comarca de Atalaia.
Entre seus objetivos, está promover o tratamento médico, nutricional, psiquiátrico e psicológico dos acolhidos, promover capacitação através de cursos vinculados ao meio ambiente e agroecologia, promover atividades esportivas e integrativas, ofertar serviços médicos, odontológicos e psicológicos para a comunidade local, ofertar serviços veterinários, cultivar frutas, verduras, hortaliças e tubérculos, cultivar animais para geração de proteínas para consumo próprio, entre outros.
A meta é atender a 24 dependentes químicos e acolher 50 pessoas diariamente para serviços à comunidade.
“Sabemos que será uma ação muito importante que será trazida aqui para o nosso município, não só para os usuários de drogas, mas vai ter atendimentos à comunidade. Além de um espaço voltado para o acolhimento de animais em situação de rua. Tenho certeza que será aprovado e o município irá declarar a utilidade pública, com o apoio da Prefeitura Municipal de Atalaia, pois esse projeto é realmente de grande relevância, pois é um projeto assistencial muito importante”, destacou a vereadora Janaína do Cal.