Com uma celebração ecumênica, realizada na manhã desta segunda-feira (11), a Cooperativa Agrícola do Vale do Satuba (Copervales), em Atalaia, deu início à moagem de cana-de-açúcar da safra 2023/2024.
A expectativa é que a Copervales supere o recorde histórico que foi registrado na safra passada (2022/2023), quando foram moídas cerca de 915 mil toneladas de cana de açúcar.
O tradicional momento que marca o início da moagem, contou com uma missa em ação de graças e com um culto. A celebração foi acompanhada pela diretoria e por funcionários da cooperativa, além de diversas autoridades da região. A iniciativa aconteceu na área industrial da Copervales, localizada na Usina Uruba, zona rural de Atalaia.
A Copervales conta com uma área de aproximadamente 12 mil hectares de propriedade de cooperados e de 4 mil hectares agricultáveis do contrato de arrendamento da Usina Uruba, que pertence à Massa Falida da Laginha Agroindustrial S.A. A área estava ociosa e, desde 2015, voltou a produzir e ser fonte de renda para a região.
Somente na safra 2022/2023, a Copervales empregou diretamente cerca de dois mil trabalhadores e cerca de três mil de forma indireta. Desde a instalação da cooperativa, a Copervales tem investido na recuperação e manutenção de maquinários. Também foram realizados investimentos significativos nas áreas de plantio.
MELHORIAS INTERNAS - A direção da Copervales também vem investindo fortemente em melhorias nos processos internos e proporcionando mais comodidade para todos os seus colaboradores. Em setembro de 2023, o refeitório destinado aos colaboradores foi modernizado e a empresa que fornece alimentação substituída. Também foram feitos ajustes no sistema de transporte de funcionários.