Como parte da programação da Semana Cultural Afro-Brasileira, promovida pela Prefeitura de Atalaia com o tema “DIGA NÃO À DISCRIMINAÇÃO RACIAL”, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o ativista social Felipe Kauê, promoveu na tarde desta sexta-feira (17), uma palestra sobre racismo estrutural.
“Nossa palestra trouxe para o público presente a raiz do racismo estrutural e para isso explanamos dados da diáspora africana, escravidão, abolição e claro o desafio dos negros na contemporaneidade”, destaca o palestrante Felipe Kauê.
O evento contou com a presença da secretaria de Assistência Social, Valéria Araújo, da secretária de Esportes e Lazer, Joana D'arck e de funcionários públicos.
Rica em informação, a palestra abordou a história de sofrimento vivenciado pelos afro-brasileiros ao longo dos séculos, mas destacando os movimentos de resistência e de superação. Também destacou a importância de se falar sobre o racismo estrutural, como forma de conscientização e combate a esta prática, que infelizmente ainda é tão evidente em nossa sociedade.
Felipe Kauê é autor do livro “Filho das Águas”, lançado neste ano, 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.