A sexta-feira (08) foi de muita festa para os paroquianos da Matriz de Nossa Senhora da Conceição no centro da cidade de Atalaia. Após o novenário que começou na terça-feira (28) foi a vez de louvar a Santa que desde a criação da paróquia em 2012, se tornou também Padroeira da cidade.
A festa, que este ano teve como tema “Com Maria eu e minha casa serviremos ao Senhor”, foi encerrada com Santa Missa presidida pelo pároco Padre Manoel Francelino e, logo após, uma tradicional procissão solene com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Atalaia.
“Maria, escolhida e amada por Deus, não existe Jesus sem Maria e não existe Maria sem Jesus. É tempo de preparação para o Natal, retorno vitorioso de Cristo. Celebrar a festa da Imaculada não é fazer idolatria, nós adoramos o Deus vivo e verdadeiro na pessoa de Cristo, pela interseção da mãe”, destaca o Padre Manoel Francelino.
A fé e devoção do povo atalaiense à Imaculada Conceição remota ao começo do século XIX, principalmente após iniciativa do Padre José Vicente de Macedo, em construir na região da várzea (parte da baixa de Atalaia), uma capelinha em honra a Nossa Senhora da Conceição.