Filho de José Antônio Pereira e Hosana Romeiro Pereira, nasceu na cidade de Marechal Deodoro em 20 de maio de 1922. Cursou o ensino primário em sua terra natal e no Colégio Diocesano, em Maceió. Prosseguiu seus estudos superiores sacerdotais no Seminário Metropolitano de Maceió, e posteriormente em Belém (PA), concluindo-os no Seminário de Fortaleza (CE).
Foi ordenado Padre em 1º de outubro de 1950, na Catedral de Santana, na diocese de Caitité (BA). Sua primeira missa foi celebrada em Marechal Deodoro, em 21 de janeiro de 1951.
Assumiu sua primeira Paróquia em Livramento, na Diocese de Caitité. Em Alagoas, esteve à frente das Paróquias de Pindoba, Pilar, São Luiz do Quitunde, Maribondo, Marechal Deodoro e Atalaia, para onde se transferiu em 26 de fevereiro de 1961, permanecendo até 1987.
Em 1964, construiu, com a colaboração dos paroquianos, a Igreja de Santa Luzia, localizada no bairro Girador. Também liderou o Apostolado Leigo Voluntário (ALVO), fundado em 1963, com o objetivo de realizar, voluntariamente, o trabalho de um cristão autêntico junto às crianças, aos idosos e aos pobres.
Durante os 26 anos em que esteve à frente da Paróquia de Atalaia, de 1961 a 1987, Padre Abelardo é lembrado com grande admiração e respeito pelos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Essa reverência é também evidente na cidade de Maribondo, onde Padre Abelardo recebeu homenagens póstumas, com a nomeação de uma rua em sua memória, a criação de uma banda fanfarra na cidade e o Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fundado por ele, o homenageou com um busto, demonstrando assim a gratidão da comunidade pelo seu trabalho incansável na educação dos jovens.
Padre Abelardo faleceu em sua cidade natal em 1º de agosto de 1989.