Atalaia já viveu sua economia pujante construída por um povo que não se cansa e vê no trabalho o único caminho para o desenvolvimento. Foi em Atalaia que surgiu a primeira usina de cana-de-açúcar do nosso estado, a Usina Brasileiro. Sinônimo de progresso econômico, em sua época áurea tornou-se a usina de maior produtividade do Brasil.
Esta marca histórica não poderia ter sido alcançada sem o trabalho árduo do povo atalaiense, que a transformou em um símbolo reconhecido por todos até os dias de hoje.
As grandes conquistas das indústrias instaladas em Atalaia, como a Usina Brasileiro, Usina Uruba (atual Copervales) e a Companhia Siderúrgica de Alagoas (Comesa) foram frutos de muito trabalho deste povo que nunca se curvou diante dos percalços da vida.
Atalaia hoje tem muito para progredir, para voltar a ser sinônimo de desenvolvimento para o estado. Vontade e coragem para ir à luta não faltam aos atalaienses. Muitos necessitam apenas de uma oportunidade para construir novamente um município forte economicamente.
Possuímos esta vontade de elevar mais uma vez Atalaia aos quadros econômicos de Alagoas e até do Brasil. Nossa juventude está cada vez mais se capacitando para assumir o protagonismo deste avanço vindouro. Nossa prospecção é que não há de tardar o retorno vigoroso de nossa cidade e que podemos sim avançar mais e mais para construirmos um tempo em que os atalaienses não necessitem sair de sua terra em busca de oportunidades em outras regiões.
Por isso Atalaia é reduto de gente forte, aguerrida, que não fica cabisbaixo, mas que até quando não há oportunidades, as cria com o intuito de avançar. A luta não cessou, vamos em busca da melhoria contínua de nosso município.
Como dizia Getúlio Vargas: “O ideal é ainda a alma de todas as realizações.”
Aos leitores do blog, um forte abraço!