Um momento histórico para a cultura atalaiense. Na tarde desta terça-feira (28), ocorreu na sede do Sindicato dos Educadores de Atalaia (SEATA), a primeira reunião da Academia Atalaiense de Letras e Artes (AALA), com a participação da comunidade de artistas, escritores e intelectuais do município, em especial da literatura, que vive uma fase crescente.
Na abertura dos trabalhos, a AALA foi presidida interinamente pelo professor e escritor José Albuquerque de Almeida, que apresentou o estatuto da Academia. Após esse momento, foram esclarecidas algumas dúvidas e realizada a escolha de sua primeira diretoria, que, por unanimidade, ficou assim definida:
Dr. Anderson Barros – Presidente
Padre Manoel Francelino – Vice-Presidente
José Albuquerque – 1º Secretário
Dola Rocha – 2º secretário
Felipe Kauê – 1º Tesoureiro
Fábio Cirilo – 2º Tesoureiro
Também foram escolhidos os membros do Conselho Fiscal: Donizete Paixão, Tanicléa, Dr. Marcelo Iranley (Titulares) e Shirley Nogueira, Elson Roque e Charles Fernandes (Suplentes).
A Academia Atalaiense de Letras e Artes tem por finalidade acolher valores literários e artísticos do município de Atalaia, contribuindo assim para resgatar a história da cidade. Busca também apoiar e desenvolver o culto das letras, das artes e do intelecto, valorizar escritores e artistas locais, exaltando pessoas e datas significativas, e promover a defesa da língua, dos valores morais e espirituais que fundamentam a civilização ocidental e formação brasileira.
Um Regimento Interno será apresentado e aprovado em uma Assembleia Geral Extraordinária, ainda sem data definida.
A AALA será constituída por 20 membros nascidos em Atalaia ou que possuam algum vínculo com o município. Terá a categoria de membros efetivos e membros correspondentes.