Dando sequência as suas atividades culturais do ano de 2018, o Centro Educacional O Pequeno Príncipe - CEPP, realizou na manhã deste sábado (24), o I Café Histórico- Filosófico e Sociológico.
Na ocasião, alunos e professores do CEPP puderam acompanhar a palestra do professor de história da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, José Roberto dos Santos, que trouxe as devidas ênfases aos processos pelas quais se deram os primeiros núcleos de povoamento através da agroindústria do açúcar. Mostrou que neste contexto, as visões micro e macrossociais são essenciais para entendermos esses cenários de transformação do espaço alagoano.
O principal objetivo deste evento foi de possibilitar, aos educandos do CEPP, um contato com as diversas discussões historiográficas alagoanas sobre o processo de ocupação do território.
Assim, com conhecimento dessa perspectiva imagética, construída socialmente através de séculos, será exposto em quadros históricos específicos que demonstram a importância da cidade de Atalaia para o desenvolvimento da agroindústria no Estado.
"No que concerne à valorização do patrimônio material e imaterial de Atalaia, o evento tentará despertar, em nossos educandos, o interesse pela história de Atalaia, para que esta seja ressignificada na memória coletiva e individual de nossos alunos", destacou Priscila Fernandes, coordenadora pedagógica.
O evento foi idealizado pelos professores Erivaldo, Jaudilene e Cícera, responsáveis pelas disciplinas História, Filosofia e Sociologia. Contou também com a contribuição do coordenador de Eventos Dola Rocha e da coordenadora Pedagógica Priscila Fernandes.