Na manhã de hoje (27), o Prefeito Chico Vigário se reuniu com o MST para juntos alinharem e chegarem à acordos referentes às solicitações da pauta que o movimento apresentou como motivo principal da ocupação ao prédio da Prefeitura Municipal de Atalaia na manhã dessa Segunda-feira (26).
Segundo os representantes do MST, a ocupação se deu por conta de algumas reivindicações que não foram atendidas nem realizadas nas áreas dos assentamentos.
Como primeiro ponto da pauta da reunião, foi discutido a instalação e manutenção das bombas de água dos assentamentos São Pedro, Milton Santos e São Macário. Onde o Gestor se comprometeu a realizar junto ao SAAE esse serviço o mais rápido possível.
Além de reivindicarem sobre medicamentos nas UBS’s, a Secretária de Saúde, Rosângela Maria (presente na reunião) garantiu esse abastecimento.
Os representantes também reivindicaram uma ambulância para atender os assentados ( Nessa questão, ficou claro que o município aguarda 3 novas ambulâncias, com isso, uma ambulância do município, será destinada para os assentamentos)
Com relação às Máquinas (Retroescavadeira e patrol) o secretário de Infraestrutura João Eudes, falou que as mesmas encontram-se em manutenção, mas garantiu que as mesmas voltarão aos trabalhos agrícolas do MST. E iluminação pública, será resolvida a partir desta segunda-feira.
A reforma da Ciranda e da Escola do Povoado Brasileiro. Mas, foi acordado que as reformas se darão antes do início do novo ano letivo.
Os representantes do MST, eles não possuem ligações político-partidárias ou ligações com membros da sociedade que visam vandalismo ou politicagens. A invasão ao prédio se deu por uma luta por melhorias para o movimento.
A reunião foi produtiva, soluções foram alinhadas com o Prefeito e com Secretários responsáveis pelas pastas em pauta. E de forma, consensual chegaram aos devidos acordos. Mesmo em situações extremas ou de crises financeiras o Prefeito Chico Vigário, nunca se negou a ajudar e atender aos anseios do MST.
A reunião contou com a presença do Procurador geral do Município, Dr. Márcio Júnior, do Secretariado Municipal e do representante da Quarta Cia de Polícia Militar e Gerenciamento de crises.
O movimento Sem-Terra desocupará o prédio da Prefeitura Municipal de Atalaia ainda essa tarde.