22°C 31°C
Atalaia, AL
Publicidade

Prefeitura realiza cerimônia de encerramento do Curso Básico de Libras, que certificou 26 educadores do município

Evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (14).

Phablo Monteiro
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Alberto Vicente / ASCOM Atalaia
14/12/2018 às 21h49 Atualizada em 17/12/2018 às 14h41
Prefeitura realiza cerimônia de encerramento do Curso Básico de Libras, que certificou 26 educadores do município
Encerramento do Curso Básico de Libras.

Ofertado pela primeira vez no município de Atalaia, o Curso Básico de Libras teve seu encerramento na manhã desta sexta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal. Realizado em poucos municípios alagoanos, o curso é uma iniciativa da Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Educação (Semed), sendo direcionado a professores, coordenadores e profissionais das salas de recursos multifuncionais. 

Ministrado pelo instrutor e intérprete Armando Marques, o curso teve seis meses de duração, com uma carga horária de 50 horas, onde os 26 cursistas puderam conhecer e aprender noções básicas sobre a linguagem de sinais, objetivando desenvolver os alunos portadores de deficiência auditiva, matriculados na rede municipal.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão, através da Lei 10.436/2002. O município de Atalaia conta atualmente com 8 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em Escolas pólos, para atender as demandas do município a respeito da ppessoacom deficiência. 

Continua após a publicidade

"Nosso município precisa de professores que sejam intérpretes, para poder aplicar provas e se comunicar com o aluno surdo, no âmbito escolar", destacou a coordenadora da Educação Especial, Emanuely Pereira, informando que novos cursos de Libras serão realizados no próximo ano, nos módulos Básico II, Intermediário e Intérprete. 

Para a secretária municipal de Educação, Jirlene Costa, não é possível fazer Educação sem pensar em inclusão. "Uma Educação inclusiva permite o acesso de vários estudantes à Escola. Através da Libras, os alunos podem se comunicar não só com os professores, mas com outras pessoas. Parabenizo a todos pela iniciativa em participar do curso e chegar até o final", destacou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Vigário destacou o momento histórico para a Educação do município. "Trata-se de um dia histórico, onde devemos parabenizar a todos pelo engajamento. É um avanço grande, tratando-se da inclusão, o que trará melhoras educacionais para Atalaia, especialmente aos alunos que a partir de agora, contarão com o apoio de uma grande equipe de profissionais dedicados aos alunos com necessidades especiais", comentou.

Em seu discurso, o prefeito Chico Vigário destacou o engajamento do município na inclusão desses alunos. "É um momento de grande importância, que comprova mais uma vez que Atalaia é uma cidade servida por excelentes profissionais, que entendem que precisamos superar as dificuldades que por ventura venham a existir, para que juntos possamos melhorar a condição de vida do povo de Atalaia", frisou o prefeito.

Além do recebimento dos certificados, os cursistas realizaram a apresentação de um coral em Libras, com o poema Aquarela, de Vinícius de Moraes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atalaia, AL
30°
Tempo nublado
Mín. 22° Máx. 31°
33° Sensação
4.38 km/h Vento
59% Umidade
100% (2.04mm) Chance chuva
05h28 Nascer do sol
05h28 Pôr do sol
Segunda
32° 23°
Terça
32° 23°
Quarta
30° 23°
Quinta
32° 22°
Sexta
30° 23°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias