Ofertado pela primeira vez no município de Atalaia, o Curso Básico de Libras teve seu encerramento na manhã desta sexta-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal. Realizado em poucos municípios alagoanos, o curso é uma iniciativa da Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Educação (Semed), sendo direcionado a professores, coordenadores e profissionais das salas de recursos multifuncionais.
Ministrado pelo instrutor e intérprete Armando Marques, o curso teve seis meses de duração, com uma carga horária de 50 horas, onde os 26 cursistas puderam conhecer e aprender noções básicas sobre a linguagem de sinais, objetivando desenvolver os alunos portadores de deficiência auditiva, matriculados na rede municipal.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), é legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão, através da Lei 10.436/2002. O município de Atalaia conta atualmente com 8 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em Escolas pólos, para atender as demandas do município a respeito da ppessoacom deficiência.
"Nosso município precisa de professores que sejam intérpretes, para poder aplicar provas e se comunicar com o aluno surdo, no âmbito escolar", destacou a coordenadora da Educação Especial, Emanuely Pereira, informando que novos cursos de Libras serão realizados no próximo ano, nos módulos Básico II, Intermediário e Intérprete.
Para a secretária municipal de Educação, Jirlene Costa, não é possível fazer Educação sem pensar em inclusão. "Uma Educação inclusiva permite o acesso de vários estudantes à Escola. Através da Libras, os alunos podem se comunicar não só com os professores, mas com outras pessoas. Parabenizo a todos pela iniciativa em participar do curso e chegar até o final", destacou.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Fernando Vigário destacou o momento histórico para a Educação do município. "Trata-se de um dia histórico, onde devemos parabenizar a todos pelo engajamento. É um avanço grande, tratando-se da inclusão, o que trará melhoras educacionais para Atalaia, especialmente aos alunos que a partir de agora, contarão com o apoio de uma grande equipe de profissionais dedicados aos alunos com necessidades especiais", comentou.
Em seu discurso, o prefeito Chico Vigário destacou o engajamento do município na inclusão desses alunos. "É um momento de grande importância, que comprova mais uma vez que Atalaia é uma cidade servida por excelentes profissionais, que entendem que precisamos superar as dificuldades que por ventura venham a existir, para que juntos possamos melhorar a condição de vida do povo de Atalaia", frisou o prefeito.
Além do recebimento dos certificados, os cursistas realizaram a apresentação de um coral em Libras, com o poema Aquarela, de Vinícius de Moraes.