A convite da diretoria e jogadores do Esporte Clube Ouricuri (ECO), o vereador do município de Atalaia, Marcos Rebollo, esteve na manhã deste domingo (24), no Distrito Ouricuri, prestigiando a festa em comemoração aos 67 anos de um dos mais tradicionais times do Estado, que na década de 60 já fez parte da elite do futebol alagoano.
Para comemorar esta data e manter viva a história, a diretoria organizou dois grandes jogos amistosos: ECO x Juventude (Porangaba), com o vereador Marcos Rebollo vestindo mais uma vez a camisa rubro negra, e, logo em seguida, o jogo de máster entre ECO e Motorizado. Após os amistosos, a diretoria reuniu elencos, colaboradores e convidados para uma animada confraternização com muito churrasco e musica ao vivo.
“Gostaria de agradecer ao convite dos amigos do ECO, para estar presente mais uma vez a essa linda festa e ter a possibilidade de honrar essa tradicional camisa dentro de campo. O ECO faz parte da nossa história e devemos sempre parabenizar a todos que contribuíram com sua trajetória e àqueles que lutam para manter viva essa tradição”, destaca o vereador.
Fundado em 13 de março de 1952, o ECO foi o primeiro time a representar a cidade de Atalaia na elite do futebol alagoano. Disputou os campeonatos alagoanos de 1959 e de 1960, obtendo significativos resultados, como nos conta o escritor José Alves Filho, em seu livro que conta a história do Povoado. “Em 1959 venceu, em partida oficial, o CSA por 2 x 1, gols de Ronaldo e Bobô, e em 1960, o CRB por 2 x 0, gols de Pêra, também em partida oficial”.
O ECO é bicampeão seguido do Torneio Início do Alagoano, títulos conquistados em 1959 (02/08) e 1960. Curiosamente, foram as duas únicas vezes que participou. Essa competição, que começou a ser disputada em 1927, era realizada na semana que antecedia o início do Campeonato Alagoano. A competição era disputada em um só dia, em um tempo menor do que os 90 minutos e servia para os times da elite apresentarem seus elencos aos torcedores que iriam acompanhar o alagoano.