Mesmo com o avanço dos meios de comunicação, a rádio é considerada uma ferramenta de comunicação poderosa e imediata, que continua evoluindo na era digital. E, sabedora da importância deste meio de comunicação como ferramenta no processo educacional, a Escola Municipal Suzana Craveiro Costa de Medeiros se prepara para se tornar a primeira de Atalaia a implantar uma Rádio Escolar.
Para o diretor geral, professor Robson Fernando, a expectativa é que esse projeto se transforme em um importante recurso para melhorar a aprendizagem e a interação entre os alunos. “O objetivo especifico deste projeto é fazer da Rádio Escolar um instrumento pedagógico que possibilite a realização de trabalhos em grupo e que desenvolva a criatividade e o senso critico dos educandos”, destacou.
Atualmente 26 alunos dos 8º e 9º anos e da 4ª e 5ª etapa da EJA aderiram voluntariamente ao projeto e já participam de treinamentos em um pequeno estúdio montado em uma das salas da Escola. Também participam de aulas teóricas com o apoio de todos os professores, para que possam exercitar a oralidade e a escrita na elaboração e apresentação de noticias, desenvolvendo assim com mais clareza as idéias que serão propostas.
Nesta última terça-feira (24), acompanhados dos diretores e coordenadores, os alunos estiveram visitando os estúdios da Rádio Atalaia FM, para conhecer como é a dinâmica de organização e execução. Na oportunidade, bateram um papo como radialista Everson Felipe e o empresário Nisvaldo Silva sobre a elaboração, produção e apresentação de um programa de rádio.
Breno Gabriel, do 8º ano, destaca a importância do conhecimento adquirido na visita aos estúdios da Atalaia FM. “Foi uma experiência muito boa, onde tivemos muitas dicas sobre a rádio com o Everson Felipe. Inclusive participamos ao vivo. Espero poder agora colocar em prática todo esse conhecimento”, comentou.
Após a conclusão das etapas restantes de elaboração do projeto, com a realização de um concurso para a escolha do nome da Rádio e a organização da grade de programação, será colocado em prática o projeto com uma programação musical apropriada antes e depois do período de aula e com uma vasta programação durante os 15 minutos do intervalo, se constituindo em uma nova forma de entretenimento e informação.
Escola que mais aprovou alunos para o Instituto Federal de Alagoas - IFAL, no ano de 2017, a direção da Escola Suzana Craveiro destaca que esse espaço de comunicação será bastante utilizado para dicas preparatórias para o próximo processo de seleção, contando com o envolvimento dos professores e convidados.
Além da programação educativa e musical, a Rádio Escolar irá divulgar noticias de interesse da comunidade escolar, projetos e ações realizados pela escola e pela rede municipal de ensino, indicações literárias, entrevistas, entre outros conteúdos com foco no ambiente escolar.
Todo o trabalho desenvolvido estará sob a orientação e coordenação do professor José Antônio e das coordenadoras pedagógicos Eliane Torquato (Educação Infantil, Anos Inicias e EJA 1º segmento) e Adriana Menezes (Anos Finais e EJA 2º segmento). “Essa equipe fará periodicamente um balanço do desempenho dos alunos, observando se eles desenvolvem habilidades em pesquisa, produção de texto para rádio leitura e trabalho em equipe. Também farão um diálogo junto a comunidade, para obterem sugestões ou criticas para aprimorar o trabalho”, frisou a diretora adjunta, professora Rita Leite.
Para a aluna Evelyn, de 14 anos, aluna do 9º ano, está sendo muito bom participar desse projeto e conhecer sobre esse importante meio de comunicação. “Conhecer mais sobre a rádio e poder interagir com todos os colegas neste projeto está sendo muito divertido. Sempre escuto programações musicais e é nessa área que pretendo participar mais. A expectativa é que seja um projeto que dê muito certo”.
Aluno do 9º ano, Macdouglas Oliveira, de 15 anos, destaca a oportunidade de através desse projeto desenvolver habilidades que possam abrir portas no futuro. “Podemos usar esse conhecimento para quem sabe no futuro, ganhar uma oportunidade nesta área. Gosto muito da parte musical, mas pretendo focar mais na parte de jornalismo. Com o apoio de toda a Escola, estamos nos empenhando no desenvolvimento desse projeto para proporcionar a todos um intervalo mais interativo e melhor”.
O projeto já chegou ao conhecimento da Rádio Gazeta, que como forma de estimular ainda mais o interesse desses futuros radialistas, convidou os alunos para conhecer os estúdios, em Maceió, na próxima segunda-feira, dia 30 de julho.