A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Atalaia, através do secretário Massilon Mendes, participou na manhã desta segunda-feira (16), de um mutirão promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com o objetivo de atualizar os documentos para a Decretação de Emergência por Estiagem, já que o decreto que reconheceu essa situação emergencial em 37 municípios, perdeu a validade.
Apesar de não ser cidade beneficiada com esse decreto emergencial, a Defesa Civil de Atalaia fez questão de participar desse encontro que reuniu técnicos e coordenadores municipais de Defesa Civil de todo o Estado. Esse mutirão é realizado todo semestre pela AMA para que o abastecimento não seja interrompido nos municípios que fazem parte do chamado polígono da seca.
Com a atualização dos documentos, a Defesa Civil Estadual encaminhará a solicitação para que o governador Renan Calheiros Filho reconheça a emergência e para que o Governo Federal mantenha a Operação Pipa que já foi suspensa nas cidades de Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa.
O presidente da AMA, também sertanejo Hugo Wanderley está preocupado com a situação e diz que a Operação Pipa é fundamental para que a população tenha água potável. “Os municípios dependem das ações emergenciais do governo e do abastecimento feito também pelo Exército. As prefeituras estão no limite financeiro e não têm mais como comprometer recursos para o abastecimento”, destacou.
Trinta municípios continuam na Operação Pipa do Exército: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.