Foi com muita tristeza que a cidade de Atalaia, em especial a classe dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município, recebeu na tarde deste domingo (7), a noticia do falecimento do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Atalaia, Cícero Domingos de Oliveira, o Cícero do Sindicato. Atualmente, Cícero Domingos estava exercendo o cargo de Presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (FETAR-AL). Deixamos aqui os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.
Nascido em 18 de abril de 1962, Cícero Domingos é natural da cidade de União dos Palmares, Estado de Alagoas. Aos 06 (seis) anos de idade mudou-se para o município de Atalaia/AL, município no qual iniciou suas atividades profissionais como trabalhador rural e onde residia.
Por prezar pela franqueza nas palavras e objetividade nas ações, foi convidado a ingressar no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em 1983, na condição de suplente da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Atalaia/AL.
Em 1992, foi eleito para a diretoria executiva daquele Sindicato, para ocupar o cargo de Secretário Geral. No ano de 1997, assumiu o cargo de Presidente do Sindicato, ao qual esteve a frente até 2014.
Seguindo sua trajetória de luta em prol dos homens e mulheres do campo, foi eleito Secretário de Assalariados da FETAG/AL, para o mandato 2014 a 2018. Nos anos em que se dedicou à luta dos assalariados rurais, na condição de representante legítimo da categoria, integrou diversas Comissões de Negociações Coletivas do setor sucroenergético (canavieiro), para fechamento de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho.
Ainda a frente da Secretaria de Assalariados da FETAG/AL, promoveu as ações necessárias para a fundação da FETAR/AL, sendo eleito seu primeiro presidente, para o mandato 2017/2021, que infelizmente foi interrompido neste domingo.
Criada em 17 de Maio de 2017, uma de suas principais finalidades da FETAR/AL é dar suporte aos Sindicatos dos Trabalhadores Assalariados Rurais nas negociações de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho – o que propicia melhores salários, condições de trabalho, saúde, segurança, alojamento, transporte, enfim, o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária.