Terça, 16 de Julho de 2024
21°

Parcialmente nublado

Atalaia, AL

Cultura Patrimônio Atalaia

Projeto PATRIMÔNIO ATALAIA realiza a exibição de seu primeiro filme

Projeto é uma idealização dos jovens atalaienses João Mendonça e Jal Gomes e busca valorizar a historia e a cultura do município.

02/08/2019 às 13h16 Atualizada em 24/08/2019 às 22h14
Por: Phablo Monteiro Fonte: Fotos: Italo Lins
Compartilhe:
Cláudio Medeiros, o Cacau, foi homenageado em filme exibido pelo Projeto Patrimônio Atalaia.
Cláudio Medeiros, o Cacau, foi homenageado em filme exibido pelo Projeto Patrimônio Atalaia.

Aconteceu na noite desta quinta-feira (01), na Associação Cultural Professora Maria Luiza (ASMALU) a exibição do primeiro filme do projeto PATRIMÔNIO ATALAIA. Idealizado pelos jovens atalaienses João Mendonça e Jal Gomes, o projeto visa valorizar a historia e a cultura do município, através do resgate das memórias de grandes atalaienses e outras ações.

O evento contou com as presenças do prefeito Chico Vigário, da primeira-dama Rosiane Vigário, do ex-vice-prefeito Zé Humberto, do vereador Marcos Rebollo, do senhor Cacau e familiares, empresários e de um grande público.

Para o ponta-pé inicial do projeto, foi exibido o filme ATALAIA: “Por memórias da casa do meu povo”. Um curta-documentário que traz uma homenagem ao atalaiense Cláudio Jorge Craveiro Medeiros, o popular Cacau, um dos cinco filhos de Dona Suzana Craveiro e Seu Manú, que na oportunidade fala sobre o livro Memórias da Casa do Meu Povo, de sua autoria e que ainda não foi lançado, que conta historias da cidade de do seu povo, das décadas de 50 até o inicio do século XXI.

Continua após a publicidade

“Minha vida foi toda aqui. 68 anos, nunca me desloquei para outros lugares. Conheço o Brasil quase todo, mas me deslocar para morar, nunca me deu vontade de sair daqui. Nunca. Não tem essa de dizer, ah eu era feliz e não sabia. Eu era feliz e sabia que era feliz”, destaca emocionado Cacau, no início do filme. 

Além de uma homenagem e um apelo para que esse livro possa ser lançado, o filme traz também uma reflexão sobre as dificuldades em que vive o município, abordando questões sociais, políticas e econômicas, além de apresentar uma mensagem sobre a importância de manter vivas as memórias de Atalaia.

O filme é uma produção de João Mendonça e de Jal Gomes, contando com o apoio para sua edição de Gabriel Cardoso e Victor Aciole. Para sua exibição, contou com o apoio de empresários locais.

João Mendonça e Jal Gomes, idealizadores do Projeto Patrimônio Atalaia.

"Diante da situação cultural do nosso município, um projeto como o Patrimônio Atalaia é o nuance de um futuro melhor e mais vivido. Foi uma honra narrar essa história para os nossos convidados. Contamos com o apoio deles e de outros envolvidos, para o sonho do senhor Cacau tornar-se realidade", comenta João Mendonça.

Para Jal Gomes a apresentação do projeto foi um sucesso e superou as expectativas. “Histórias como a do senhor Cacau podem ser contadas e ter um final feliz. Acredito que o que foi mostrado ontem valoriza a nossa cultura e a história da cidade”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias