Na manhã dessa sexta-feira (23), no gabinete do Prefeito de Atalaia, aconteceu a reunião de encerramento da consultoria de compras públicas para o PNAE. O objetivo da mesma é fortalecer o poder de compra local através da Agricultura Familiar.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados do trabalho de pesquisa e estudos, visando uma maior participação de Agricultores Atalaiense na chamada pública prevista para Setembro.
Ampliar a compra de produtos da Agricultura Familiar resultará ao município importantes vantagens, a exemplo do combate à pobreza rural, a garantia da segurança alimentar e nutricional, geração de emprego e renda, respeito a cultural e tradições locais, controle social e circulação de dinheiro no comércio da cidade.
Participaram da reunião a analista de Políticas Públicas do Sebrae-AL Tatiana Eigler, a consultora Rúbia Barbalho, a Cooperouricuri representada por Maurício Silva, a Associação de Boa Fé representada por Maurício Tenório, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Neilton Paz, o secretário de Agricultura Geraldo Valdevino, o secretário de Educação Anílson Júnior, o secretário de Infraestrutura João Eudes, a nutricionista Marcela Soriano, representando a Licitações Larissa Omena, representando o setor de Compras Lucas Morais, o agente de Desenvolvimento e Casa do Empreendedor André Vigário e o prefeito Chico Vigário.
O prefeito Chico Vigário se mostrou bastante entusiasmado com a união de força e o trabalho desenvolvido em equipe para que possa conseguir o objetivo e alcançar metas.
Para o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Valdevino, o município vem buscando fortalecer a Agricultura Familiar. “O nosso forte é a agricultura e sempre foi. Devemos incentivar que os nossos agricultores tenham condições de participar das compras públicas do PAA e PNAE. Consequentemente, com o fortalecimento da nossa agricultura local, teremos também o fortalecimento do nosso comércio ”.
Para o agente de Desenvolvimento André Vigário, a expectativa é que se tenha um aumento no número de atalaienses participando da próxima chamada pública do PNAE.
“Foi um momento muito importante nas ações do Programa Cidade Empreendedora e estamos na expectativa do aumento no número dos participantes atalaienses na chamada pública do PNAE. o Município deve avançar nesse segmento que é a grande fonte de emprego e renda, fortalecendo o Empreendedorismo local”, destaca André Vigário, comentando ainda que o município espera ampliar o cardápio da merenda escolar com produtos da Agricultura Familiar de Atalaia.
São produtos que compõe o cardápio da alimentação escolar e são adquiridos no próprio município: laranja, abacaxi, banana, maça, batata doce, inhame, macaxeira, coentro, laranja pera e tomate.
São produtos que compõe o cardápio da alimentação escolar e são adquiridos em outros municípios: tangerina, banana comprida, cenoura, pimentão, batata inglesa, cebola e polpas de acerola, caju, goiaba, abacaxi e manga.
O município trabalha também para inserir na merenda escolar a goma de tapioca, que é produzida na cidade de Atalaia, mas precisamente na Casa de Farinha do Assentamento Boa-Fé.