Os alunos com deficiência da Escola Municipal Suzana Craveiro Costa de Medeiros, no Conjunto Habitacional Deus É Fiel, agora podem contar com uma nova e totalmente equipada Sala de Recursos Multifuncionais Especializada para Atendimento Educacional. O espaço oferece recursos que auxiliarão os alunos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Com uma grande festa, a inauguração desse novo espaço aconteceu nesta última sexta-feira (27). “Essa escola homenageia Dona Suzana e é uma homenagem por merecimento, por tudo que ela fez por Atalaia, por tudo que ela representa à Atalaia. Gostaria de parabenizar a toda equipe, pois essa nova estrutura para atender nossos alunos é uma ação extraordinária. Podem ter a certeza que estamos fazendo tudo o possível para melhorar a Educação de nosso município”, prefeito Chico Vigário.
Além do prefeito Chico Vigário, prestigiaram o evento a primeira-dama Rosiane Vigário, o secretário de Educação Anilson Júnior, o diretor de ensino Charles Douglas, os gestores daquela unidade de ensino Robson Fernando e Rita Leite, secretários municipais, a Educadora Maidy Rocha, o professor Ézio Lima, o professor Cícero Albuquerque, ex-gestores da Escola, professores, funcionários e alunos. Também estiveram presentes, filhos, netos e bisnetos da saudosa Educadora atalaiense, Dona Suzana Craveiro.
“A Sala de Recuso Multifuncional é uma sala complementar e suplementar a sala regular. Aqui nesta sala existem vários recursos que são utilizados para estimular o cognitivo do aluno e para alcançar a aprendizagem”, destaca Emanuely Maria Pereira, coordenadora da Educação Especial Inclusiva em Atalaia e pscicopedagoga especialista em Atendimento Escolar Especializado.
Para a professora do Atendimento Educacional Especializado, Nelma Cristina o novo espaço resultará em melhorias no desempenho tanto social, como pedagógico. “A escola atende 30 alunos com vários tipos de deficiências. O atendimento dura em torno de 50 minutos, onde é trabalhado o lúdico, procurando buscar maneiras para que o aluno venha a ter uma boa aprendizagem e um bom desempenho tanto social, como pedagógico”, destacou.
Para Kátia Maria Calixto, mãe do aluno José Alisson, portador de paralisia cerebral, a assistência que seu filho vem tendo na Sala de Recursos da Escola Suzana Craveiro, tem ajudando no desenvolvimento de seu filho. “Aqui encontrei todo o apoio que precisava como mãe. Aqui não só encontrei uma escola, encontrei uma família dedicada a educação e ao desenvolvimento do meu filho”.
O evento também foi realizado em homenagem ao aniversário da Escola, dia 27 de setembro, data escolhida como forma de homenagear a sua Patrona, a grande baluarte da Educação atalaiense Dona Suzana Craveiro, falecida nesta data, no ano de 1990, deixando um exemplo de fé na educação, como a força capaz de transformar o mundo.
Na oportunidade, também foi inaugurada uma placa em homenagem a Patrona, uma galeria de ex-gestores e realizadas várias apresentações culturais, a exemplo do Guerreiro, Pastoril, Coco de Roda, Banda Fanfarra Sandra Maria Ferreira da Silva, apresentação teatral e várias outras homenagens.