Neste próximo domingo, dia 6 de outubro, os cidadãos atalaienses (eleitores) vão às urnas para participar da eleição que define os membros do Conselho Tutelar de Atalaia para os próximos quatro anos. O processo será realizado para o preenchimento de 5 (cinco) vagas para titulares e 5 (cinco) vagas para suplentes.
A votação acontece na Escola Estadual Floriano Peixoto, das 08 às 17 horas.
Criado em 1990 pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é órgão autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade para zelar pelo cumprimento dos direitos das Crianças e dos Adolescentes.
O resultado oficial da votação será publicado imediatamente após a apuração, através de resolução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no mural de avisos do CMDCA e da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Você sabe por que é tão importante que todos os cidadãos votem?
Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.
Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos como disputa pela guarda dos filhos.
Confira abaixo os candidatos e seus respectivos números (Ordem Numérica) conforme a cédula:
1 - JOÃO PAULO
2 - JULIANA MOTA
3 - EDITÂNIA JERÔNIMO
4 - KÁTYA LAURINDO
5 - EMANUEL BIKINHO
7 - TATIANA VIEIRA
8 - LAURA MELO
9 - NETO
10 - FABIO SANTOS
11 - KENNEDY MELO
18 - NELSON PEREIRA
19 - JOSÉ OTAVIANO
20 - ROSI KARLA
21 - ANGELICA COSTA
22 - DOLA ROCHA
26 - ERMANY
30 - FRANCISCO NETO
31 - ERIKA FIRMINO
32 - JAL JARDILENE