Quase cinco mil atalaienses (4955 votos) foram às ruas neste domingo (6), para escolher os cinco novos conselheiros tutelares do município, além dos cinco suplentes, para o quadriênio 2020 a 2023. A votação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o acompanhamento da Promotoria Pública Estadual em cada etapa desse processo eleitoral.
Após o termino do pleito realizado na Escola Estadual Floriano Peixoto, das 8 às 17 horas, teve inicio a apuração. Érika Firmino (552 votos), Neto (514 votos), Kátya Laurindo (477 votos), João Paulo (442 votos) e Rosi Karla (410 votos) foram os cinco candidatos mais votados pela população. Tatiana Vieira (379 votos), Laura Melo (300 votos), José Otaviano (280 votos), Nelson Pereira (253 votos) e Editânia Jerônimo (244 votos), ficam na suplência, podendo assumir em caso de vacância. Foram 147 votos nulos e 110 votos brancos.
Os conselheiros eleitos, titulares e suplentes, tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020.
Na apuração oficial, o nome do candidato eleito Neto apareceu com uma tarja vermelha. É que no último dia 3 de outubro o candidato teve seu registro de candidatura impugnado através de um procedimento administrativo do CMDCA. Porém, neste sábado, dia 5 de outubro, o candidato conseguiu o deferimento de um Mandado de Segurança, determinando a suspensão do ato que indeferiu a sua candidatura, “a fim de que o mesmo possa participar regularmente das eleições para o Conselho Tutelar do município de Atalaia, até o julgamento final deste mandado de segurança”. A decisão é da juíza de Direito Paula de Góes Brito Pontes, do Fórum Plantonista da 1ª Circunscrição.
Fonte: CMDCA Atalaia-AL.