Alunos, professores, diretores e toda a equipe da Creche Municipal Maria Alves Brasil, localizada no Alto do Cruzeiro, em Atalaia, realizaram na manhã desta quarta-feira (23), uma linda festa em homenagem e comemoração ao aniversário da Patrona daquela unidade de ensino da Educação Infantil.
O evento contou com a presença de filhos, netos, bisnetos e demais familiares da homenageada, entre eles o seu genro o delegado Oldemberg Paranhos, a sua filha e ex-vereadora Nem Brasil, a sua neta e atual vereadora Camyla Brasil acompanhada por seu esposo André Monteiro. Também estiveram presentes as gestoras da Creche Luzia Marcela e Claudia Brasil, o diretor de ensino da Semed Charles Fernandes, a coordenadora da Educação Infantil Daniela Albuquerque e pais de alunos.
Família Brasil presente na homenagem.
Foi uma verdadeira manhã cultural promovida pela Creche Maria Alves Brasil, que contou com exposição de trabalhos, apresentações teatrais das crianças, que também emocionaram a todos cantando o Hino da cidade de Atalaia, acompanhadas musicalmente pelo artista da terra, o Cal. Também foi apresentado um vídeo com fotos da Patrona ao lado de seus familiares.
Representando toda a família Brasil, a vereadora Camyla Brasil não conteve as lágrimas durante todo o evento e agradeceu o carinho e a lembrança de todos com a memória de sua saudosa avó.
“Não tem como assistir um vídeo desse e não se emocionar, pois vêm muitas lembranças na nossa mente. O dia 23 é realmente muito especial. É um dia que nós todos estaríamos reunidos. Nossa teve grandes perdas, começou pela minha avó, depois pelo seu filho mais velho, o tio Eraldo e recentemente o tio Elvio. Minha avó era realmente tudo isso que vocês retrataram, pois ela era muito sabia, ela sabia unir e aconselhar a todos. Quando me elegi pensei no orgulho que estaria dando para ela, se ela estivesse viva. Parabenizar toda a equipe da Creche por tanto amor e dedicação que tiveram em realizar essa festa do Dia do Patrono”, destacou Camyla Brasil.
Foi também da vereadora a iniciativa de propor a colocação do nome Creche Municipal Maria Alves Brasil. “Quando na Câmara propus a colocação do nome da minha avó nesta creche, que está localizada vizinha da minha casa, na minha comunidade e no local onde eu escolhi para ter o meu lar e estar com os meus filhos. Coincidentemente a creche tem a tia Cláudia como uma das suas gestores e sempre faço questão de visitar essa unidade de ensino. Acho que não teria local mais propício de eu poder homenagear a minha avó”, concluiu Camyla Brasil.
O Dia do Patrono – que homenageia personalidades que dão nome às edificações das Escolas e Creches atalaienses na data de seu nascimento ou de falecimento – tem sido comemorado por todas as unidades de ensino rede municipal. A iniciativa está inserida no Projeto ‘Atalaia: Nossa Gente, Nosso Orgulho’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
“Essa é uma ação de um projeto criado pela Semed para resgatar um pouco da historia e da cultura da cidade de Atalaia. Uma das ações era justamente trabalhar a historia do Patrono, para que as crianças, para que os pais e a comunidade conheçam a sua historia. Em nome do secretário e do prefeito viemos participar desse momento solene, desse momento de saudade. Obrigado equipe por realizar esse trabalho maravilhoso. A gente vê que as crianças realmente aprenderam a historia da Patrona”, destacou Daniela Albuquerque, coordenadora da Educação Infantil.
Para o diretor de ensino, Charles Douglas, é de grande importância que todos possam conhecer o Patrono de sua Escola. “Quando nós falarmos de Maria Brasil, todos vão saber que ela não foi apenas a mãe do Elvio, a avó da Camyla, mas que foi uma professora que brilhantemente exerceu a sua profissão. Quando aprofundamos a historia, ela começa a criar raízes dentro do município de Atalaia. É só conhecendo que podemos amar, pois só amamos aquilo que conhecemos. Quando não se ama seu local de ensino, se depreda e não se dar o devido valor”, comentou o diretor de ensino.
Maria Alves Brasil nasceu na cidade de Viçosa-AL, em 23 de Outubro de 1929. Casa-se com Eraldo Brasil e veio residir na cidade de Atalaia para construir sua família. De seu matrimonio teve dez filhos: Eraldo, Elvio, Edson Cristóvão, Elder, Eliane, Elayne, Elide, Edna, Edla e Elis Cristina.
Maria Brasil era professora do município e do Estado, sempre muito paciente e sábia em suas palavras. Ainda jovem e com filhos pequenos, ficou viúva, mas com muita garra e determinação enfrentou todas as dificuldades e criou seus dez filhos pelos caminhos da verdade e da justiça.
Tinha como grande marca o seu amor pelos animais, em especial os cachorrinhos que facilmente eram vistos em seus braços. Para eles ela dedicava boa parte de seu tempo e seus cuidados. Também tinha como característica ajudar ao próximo, fazer o bem as pessoas era uma constante em seu dia a dia.
Inicialmente residiu na Travessa 11 de junho, na casa de esquina com a delegacia, onde era bem quista por toda vizinhança e por muitas vezes ajudava até levando alimentos aos encarcerados. Depois mudou-se para a Rua Barão José Miguel, onde viveu até o último dia de sua vida, em 30 de junho de 2015.
Dona Maria, com toda a sua sabedoria, era o alicerce de toda família, onde todos sempre sentavam ao seu lado para tomar um cafezinho que só ela sabia fazer e escutar seus ricos conselhos. Partiu deixando grande ensinamentos para seus filhos, netos e bisnetos.
Após sua morte, foi homenageada por uma Indicação de autoria da vereadora e sua neta Camyla Brasil, que após aprovação unânime dos parlamentares da Câmara de Vereadores de Atalaia, colocou o nome da Creche Municipal Maria Alves Brasil.