Município e IBGE se reúnem para discutir o andamento do Censo Agropecuário 2017 em Atalaia

Edição e Fotos: Phablo Monteiro 26/02/2018 13:00  Cidade


O prefeito de Atalaia, Chico Vigário (PMDB), esteve na manhã desta segunda-feira (26), participando da segunda reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) de Atalaia. A reunião, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, foi dirigida pela Coordenadora de Subárea do IBGE no município, Rosilene dos Santos e por recenseadores do Instituto.

É que o IBGE está realizando desde o dia 1º de outubro de 2017, no município de Atalaia e nos outros 5.569 municípios brasileiros, o Censo Agropecuário 2017 e uma comissão municipal foi instalada ainda no ano passado, para atender ao princípio da transparência dos trabalhos do Instituto, permitindo que a sociedade possa conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e apoiar o processo de trabalho e de melhoria contínua das atividades realizadas pelo IBGE. O Censo Agropecuário é realizado a cada 10 anos.

Além dos membros do CMGE, do prefeito e da equipe do IBGE, o encontro contou também com a presença do presidente da Câmara, Alexandre Tenório, dos vereadores Neide Miranda e Quinho do Portão, de representantes da ADEAL, do secretário de administração, Gustavo Morais, do secretário de Educação Mauricio Aureliano, do secretário de Saúde Juliano Montenegro, do secretário do Controle Interno Jota Wanderley, do secretário de Defesa Civil Massilon Mendes, do Procurador Municipal Dr. Márcio Junior e do coordenador de comunicação Douglas Melo.

A reunião abordou o acompanhamento da coleta de dados no município, sendo feita uma avaliação da cobertura do território em conjunto com os membros da comissão para identificar eventuais falhas na cobertura da operação, além de buscar auxilio para reverter os casos de recusa de resposta ao censo e esclarecendo ainda os procedimentos da coleta de dados na região.

Para apoiar a realização deste importante trabalho, a Prefeitura de Atalaia vem dando todo o suporte necessário, principalmente com a estrutura do Posto de Coleta, que está instalado no prédio do Governo Municipal, o que vem auxiliando a coleta dos dados que são de grande importância para o município, já que essas informações subsidiam as ações de políticas públicas, a exemplo das políticas voltadas ao homem do campo, entre outras.

O prefeito Chico Vigário garantiu o apoio necessário ao trabalho da equipe do IBGE e destacou a importância do Censo. “Estamos dando o apoio e a estrutura necessária ao IBGE. O Censo é uma coleta de dados importante para o município, para que possamos estar conhecendo a realidade do município nestas áreas e saber como a economia rural tem se desenvolvido. Vamos ajudar no que for possível”, disse o prefeito.

Esse apoio foi destacado pela Coordenadora de Subárea do IBGE no município. “Agradeço o apoio da Prefeitura de Atalaia, por ter nos cedido o espaço com mobiliários e todos os equipamentos necessários para um trabalho de excelência. Agradeço também a parceria com a Secretaria de Agricultura do município”, comentou Rosilene dos Santos.

 

 

Notícias Relacionadas